segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cineclube Tela em Transe retorna às sessões de cinema neste sábado



Os momentos de debates e análises cinematográficas estão de volta a Poções. No próximo sábado, 27, o Cineclube Tela em Transe retorna com as sessões que nos últimos anos se tornaram parte da programação cultural de cidade.  As atividades deste ano se iniciarão com o longa-metragem pernambucano Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), direção de Marcelo Gomes.  A sessão começa às 19h, na Câmara de Vereadores, com entrada franca.
  
Não percam!



Sinopse

1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.

Classificação 14 anos

domingo, 3 de março de 2013

II Mostra Cinema Poções homenageia Geraldo Sarno


Um evento dedicado a um dos cineastas mais importantes do cinema documental brasileiro e um dos grandes nomes que veio com a geração do Cinema Novo. A II Mostra Cinema Poções recebe Geraldo Sarno, diretor de Viramundo (1965), para lhe prestar a devida homenagem. Durante a Mostra, que será realizada entre os dias 15 e 17 de março na Câmara de Vereadores do município, serão exibidos filmes do cineasta e haverá uma conferência, onde Sarno falará sobre sua obra.  

Geraldo Sarno nasceu em Poções-BA e em 1965 lançou o que viria a ser um clássico do cinema nacional, o documentário Viramundo, que aborda a migração nordestina para São Paulo. O Nordeste, em especial o sertão e suas manifestações, está presente em quase toda sua obra, como no curta Eu Carrego Um Sertão Dentro de Mim (1967), que será exibido no último dia da Mostra. Glauber Rocha, um dos grandes expoentes do cinema brasileiro, afirmava que os filmes de Geraldo Sarno fundam a consciência documentarística. “Geraldo Sarno desmonta temas e subtemas em modelares filmes: dali poder-se-ia lançar foguetes aos canais do futuro".

São cerca de 30 filmes, entre documentários e ficção, dirigidos por Geraldo Sarno, que é reconhecido tanto no Brasil como na América Latina. Em 2012, o cineasta baiano foi o homenageado no 24° Festival de Cinema de Viña Del Mar, no Chile. Seu último filme, O Último Romance de Balzac (2010) foi premiado no Festival de Gramado pela Direção de Arte e com o Prêmio Especial do Júri. Este filme, que é uma junção de documentário com ficção, dará início às sessões em homenagem a Sarno na II Mostra Cinema Poções, após a solenidade de abertura que acontece no auditório da Câmara de Vereadores do município, a partir das 18h30.

A programação da mostra terá ainda a exibição do clássico Coronel Delmiro Gouveia (1977) e apresentação da Filarmônica 26 de Junho. Nesta segunda edição, a Mostra Cinema Poções, que é realizada pelo Cineclube Tela em Transe, além de prestar esta homenagem a mais um dos filhos da cidade que se tornou cineasta, deve reunir um grande público durante os três dias de evento, que será com entrada franca e culminará em um misto de cinema, música e conferência em um único espaço.