domingo, 27 de julho de 2014

Girimunho está em cartaz em sessão especial do Cineclube Tela em Transe

No próximo sábado, 2, os amantes do cinema em Poções têm a oportunidade de assistir a mais uma sessão especial do Cineclube Tela em Transe, em parceira com a 3° Bienal da Bahia. O filme Girimunho (Brasil, Espanha e Alemanha, 2011), dirigido por Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, será exibido na sala de vídeo do Colégio Estadual Isaías Alves, às 19h30, com entrada gratuita.

O longa-metragem Girimunho, com uma produção envolvendo três países e com uma hora e 20 minutos de duração, será o terceiro filme da programação do Tela em Transe junto à 3° Bienal da Bahia. Para manter a tradição e o enriquecimento da leitura cinematográfica, após a exibição, o cineclube abre o debate acerca da obra para que o público também exponha seu ponto de vista sobre o filme.

Girimunho já foi exibido em festivais de mais de 30 países, recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor filme de ficção no Indie Brazil Competition4° Hollywood Brazilian Filme Festival (EUA); Prêmio Especial do Júri no Festival Olhar de Cinema (Curitiba) e de melhor direção no Festival Internacional de Cinema Minneapolis (EUA).

Sinopse:
No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastu acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e a força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o corredor da vida.

Local: Colégio Estadual Isaías Alves
Data: 2 de agosto de 2014
Horário: 19h30

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tela em Transe exibe Sudoeste, em parceria com a 3° Bienal da Bahia

Em continuidade à programação da 3° Bienal da Bahia – É Tudo Nordeste?, o Cineclube Tela em Transe exibe, no próximo sábado (19) no Colégio Isaías Alves, o filme Sudoeste (Brasil, 2012), direção de Eduardo Nunes e atuações de Dira Paes (Conceição) e Simone Spoladore (Clarice).

Esta será a segunda exibição dentre as quatro que fazem parte das atividades desenvolvidas pelo Cineclube Tela em Transe junto a 3° Bienal da Bahia. O primeiro filme a ser exibido foi Morro do Céu (Brasil, 2012) em 14 de junho. Além deste e de Sudoeste, fazem parte da programação Girimunho (Brasil, Espanha, Alemanha, 2012), que será exibido em 2 de agosto, e Domitilla (Nigéria, 1996), 16 de agosto, encerrando assim as sessões da Bienal no município.

Em Poções, as atividades da 3° Bienal se concentram na sétima arte através do Cineclube Tela em Transe, que está entre os 22 cineclubes da Bahia – nove na capital e 13 no interior – que recebem a programação.

A Bienal da Bahia retoma suas atividades após quase cinquenta anos de hibernação – a primeira foi realizada em 1966 e a segunda aconteceu em 1968. A 3° Bienal – É Tudo Nordeste? começou a ser desenvolvida em 29 de maio de 2014, e até 7 de setembro, o público poderá acompanhar os ciclos de filmes, performances, atividades educacionais e encontros/interações com artistas. São 100 dias de exibições artísticas e culturais por toda a Bahia

Compareçam à próxima exibição do Cineclube Tela em Transe, em Poções, com o filme Sudoeste, em pareceria com a 3° Bienal da Bahia.

Sinopse

Em uma cidade pacata e anônima, durante um dia apenas, Clarice (Simone Spoladore) vê sua vida se desenrolar de maneira circular, da morte ao nascimento, e depois à velhice mais uma vez. Ela observa as pessoas ao seu redor, que não envelhecem, e que não entendem sua existência. Esta mulher deve compreender a importância de temas fundamentais como a vida, a morte, a maternidade e a violência.
Fonte: Adoro Cinema

Local: Colégio Estadual Isaías Alves
Data: 19 de julho de 2014
Horário: 19h30

Entrada gratuita