sábado, 26 de junho de 2010

Crash-No limite

Confira hoje à noite o filme escolhido pelo público para o mês de junho, Crash-No limite (direção de Paul Haggis). A sessão começa às 19h30, na Câmara de Vereadores, com entrada franca.
Sinopse

Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Minha primeira vez

Por Fábio Agra



A primeira vez que entrei em um cinema foi para assistir ao filme E.T, o Extra Terrestre, de Steven Spielberg. Provavelmente tinha uns seis anos de idade. Lembro-me muito bem de estar sentado do lado esquerdo do meu pai em uma das primeiras filas do Cine Glória. Para aquela criança, que estava ali com os olhos encantados ao ver uma imensidão branca a sua frente se transformar em um grande buraco negro por onde aos poucos a luminosidade das palavras anunciava o início do filme, era extraordinariamente assustador.

A memória que tenho daquele dia era a o medo e a curiosidade que se postavam em mim. Realmente não me lembro de muitas cenas, tampouco me recordo de ter visto o E.T. Mas uma cena nunca saiu da minha cabeça. Quando Eliott (Henry Thomas) vai até a floresta e joga alguns amendoins no chão para ver se o E.T aparece. De repente um senhor surge e faz com que Eliott se esconda. Fiquei apreensivo, na expectativa de que o E.T fosse aparecer ou então que aquele senhor, sem importância no filme, fosse uma espécie de vilão. Ficava perguntando ao meu pai – Ele (E.T) aparece agora? Meu coração disparava ao perceber que a qualquer momento surgiria na tela aquela figura monstruosa que minha imaginação dava conta de construir. Não sei em que momento parei de perguntar ao meu pai se era a hora de o E.T aparecer. Não sabia e nem tinha noção que naquele momento, em volta aos sentimentos de medo e curiosidade, estava nascendo também o gosto pelo cinema, a nostalgia de uma época. Estava escrevendo meu próprio roteiro, fazendo meus próprios enquadramentos de uma lembrança que não era de um filme que poucas cenas vêem à memória, mas do meu pai me levando ao cinema, ao saudoso Cine Glória.

Anos mais tarde, nos especiais de fim de ano da Rede Globo, eu acho que em 1989, a atração principal era E.T o Extraterrestre. O filme ia começar às 10 da noite, eu acho. Então, antes da ceia de natal, meus irmãos, uns dois amigos e eu nos amontoamos no quarto da minha avó para assistir a atração inédita. Não resistimos ao sono. A cena de Eliott jogando amendoim na floresta só vi novamente anos depois, verdade seja feita, era um tanto diferente do que a minha imaginação guardou, assim como todo o filme.
Quem quiser escrever também sobre cinema, mande um e-mail pra gente: telaemtranse@yahoo.com.br

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sessão especial dia dos namorados

Nada melhor do que começar a noite do Dia dos Namorados assistindo a uma comédia romântica. Pensando nisso que o Cineclube Tela em Transe exibe neste sábado (12) o filme Todos dizem eu te amo (EUA-1996), direção de Woody Allen. A sessão começa às 19h30, na câmara de vereadores com entrada franca.
Sinopse

Holden (Edward Norton) e Skylar (Drew Barrymore) estão apaixonados. Skylar vive em Manhattan com sua grande família, onde Bob (Alan Alda) e Steffi (Goldie Hawn), seus pais, estão casados há muitos anos. Joe (Woody Allen), um amigo da família, tem uma filha, DJ (Natasha Lyonne), com Steffi. Após outra relação fracassada, Joe está sozinho outra vez. Ele voa para Veneza e lá conhece Von (Julia Roberts), a quem faz acreditar que ele é o homem de sua vida. Mas a felicidade de Joe é passageira, pois após algum tempo depois Von volta para seu marido. Enquanto isso, Steffi dedica parte do seu tempo para obras de caridade e consegue fazer com que Holden e Skylar rompam a relação ao apresentá-los Charles Ferry (Tim Roth), um detento recém-libertado.

fonte: Adoro Cinema

domingo, 6 de junho de 2010

Crash-No Limite é o filme do mês

Depois de um disputa apertada entre os filmes Crash-No Limite e As Horas, tanto na votação pelo site quanto na enquete que foi realizada na última sessão do Cineclube, o filme Crash-No Limite, de Paul Haggis, venceu e vai ser uma das exibições do mês de junho. Somando as duas enquetes (site e sessão) Crash ficou com 20 votos, enquanto o filme As Horas, de Stephen Daldry, somou 17. Confira abaixo como ficou o resultado final, os valores seguem a ordem de votação do site, da sessão e o total de votos respectivamente.

1° Crash-No Limite: 9 - 11 - 20
2° As Horas: 10 - 7 - 17
3° Herói: 7 - 2 - 9
4° Malena : 0 - 6 - 6

terça-feira, 1 de junho de 2010

Escolha um dos filmes do mês de junho

Mais uma vez o Cineclube Tela em Transe abre suas portas para que o público escolha um filme para ser exebido, agora em uma das sessões do mês de junho. Em maio O Grande Ditador, de Charles Chaplin, foi o escolhido. Então, qual será o longa-metragem da vez? Entre as ótimas opcões abaixo, escolha uma e vote na enquete.


As Horas – Stephen Daldry

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.



Herói – Zhang Yimou

Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide- se em sete reinos. Qin (Daoming Chen), o soberano da província do norte, sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Um dia um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos, afirmando ter derrotado os três inimigos em combate após de ter passado mais de uma década estudando a técnica da espada.

Crash - No Limite – Paul Haggis

Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.



Malena – Giuseppe Tornatore

Em 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena (Monica Bellucci), a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.